Em 1917 houve uma greve geral que aconteceu aqui no bairro da Mooca, mas vocês sabiam que ela está fortemente atrelada ao feminismo? Sim.
O Cotonifício Rodolfo Crespi foi o local onde tudo isso começou acontecer. No dia 8 de junho daquele ano, cerca de 400 operários, em sua maioria mulheres, paralisaram seu trabalho com uma série de reivindicações, como por exemplo o aumento do salário e a não extensão do turno noturno de trabalho imposto pela empresa para aumentar na produção. A greve se alastrou para outras grandes empresas como na Companhia Antárctica Paulista, de bebidas, e tomou proporções jamais vistas no Brasil a partir do dia 11 de julho.
José Gimenez Martinez, militante anarquista, foi morto em um confronto com a polícia durante o protesto, o que se tornou tragédias comuns conforme a greve avançava. Seu corpo foi sepultado reunindo mais de 10.000 pessoas. A essa altura a greve contava com a adesão de mais de 15.000 pessoas sendo 9.500 destas em greve pelas reivindicações e o restante em greve de solidariedade.
Depois disso tudo, começaram as negociações entre grevistas e empresários de São Paulo. Depois de dias negociando avidamente, os empresários concordaram em conceder aumento de 20% nos salários dos funcionários, reconhecer o direito de reunião dos trabalhadores, não demitir os operários grevistas e readmitir os já demitidos. Já as autoridades concordaram em libertar manifestantes presos durante a greve.
E tudo isso, essa movimentação toda, e esse impacto todo, começou por causa da força de mulheres que começavam entender o poder que a luta pelos seus diretos pode fazer.
A lição que podemos tirar disso tudo é que as mulheres podem lutar tanto quanto qualquer outra pessoa pelos seus direitos e que ninguém é capaz de calar a nossa voz quando juntas nos damos as mãos!
Quem não conhece a Mooca pode ficar tranquilo, porque está chegando uma novidade por aqui. To na Mooca é um aplicativo que reúne curiosidades, novidades e lugares que fazem parte da história do bairro mais querido de São Paulo.
Então fiquem por dentro das nossas redes socias e baixe aplicativo para quando estiver na Mooca conseguir sentir o cheiro de história e ter todas as referências dos melhores lugares para conhecer que você só encontra por aqui!
Agora uma pergunta…
Onde você está mesmo?
02/04/2019