Um Pouco de História…

Mooca, um bairro querido e bem falado pelas pessoas que aqui residem e vivem seus dias, podemos até chama-los de “mooquenses”. Mas como tudo começou?

Temos duas vertentes bem interessantes sobre como tudo começou aqui na Mooca, uma é que no dia 17 de agosto de 1556 é o surgimento da Mooca, ou seja, apenas 56 anos após o descobrimento do Brasil, estas terras eram habitadas por indígenas que se concentravam perto de um extenso rio, hoje o Tamanduateí. A outra diz que a primeira referência do bairro data de 1605 quando o local ainda era conhecido como Arraial de Nicolau Barreto, onde Brás Cubas construiu a capela de Santo Antônio mais tarde transferida para a praça Patriarca.

No início, esta região fazia parte das terras de João Ramalho, que nem chegara a tomar posse e, segundo conta a história, teria ajudado na catequização e colonização dos índios. Em 1567, Brás Cubas recebe oficialmente do Capitão Mor Jorge Ferreira a função de desbravar essas terras e fundar o Belém, Tatuapé e a Penha.

Segundo os historiadores, a região leste de São Paulo, onde se situa o bairro da Mooca, deve ter sido o local da maior concentração de indígenas de São Paulo e até do Brasil. O elemento indígena foi tão forte por aqui, que deixou sua lembrança até no nome do bairro: Mooca.

Acredita-se que esta palavra indígena tenha surgido no século XVI, quando os primeiros habitantes brancos começaram a construir suas casas. Os indígenas, curiosos com a novidade exclamavam “moo-oca” (moo = faz , oca = casa) . Uma outra versão diz respeito a mesma expressão, mas relacionada ao fato de os jesuítas mandarem barro para seus colegas da região leste e estes ensinavam os indígenas a fazer casas, ou como já vimos, “moo-oca”. Outra hipótese a respeito da origem do nome Mooca, também se relaciona a uma outra expressão indígena, muito parecida com a outra versão: ”moo-oka” = ares secos, enxutos.

Essa trilha feita pelos pés dos caminhantes – brancos e nativos, animais e rodas dos carros-de-boi – se transformou no que é hoje a rua da Mooca.

O tempo se passou. Nos fins do império, durante a primitiva República, a região possuía enormes casas, rodeadas por belas chácaras.

Em 10 de agosto de 1867, a Câmara Municipal de São Paulo, então chamada de Câmara Régia, começou a doar terras para a formação de um povoado. Em 1869 já se notava muitas casas pequenas e pobres e, assim, o povoado foi crescendo.

Mas ainda não acaba por aqui…
Continue nos acompanhando e saiba mais sobre a história do nosso querido bairro da Mooca!

02/04/2019